Atualize seu navegador!
IDB - Instituto de Diagnósticos de Brasília da APAE do Distrito Federal
  • IDB.1
  • IDB.3
  • IDB.2

A APAE do Distrito Federal mantém parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal para a realização de exames de diagnóstico pré-natal em papel filtro, o chamado “Teste da Mamãe”, em gestantes atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde e Maternidades públicas do Distrito Federal. Os exames são realizados por meio do Instituto de Diagnósticos de Brasília da APAE-DF (IDB/Apae) e identificam possíveis patologias nas grávidas que possam ser transmitidas verticalmente aos bebês. O Teste da Mamãe é considerado uma revolução na rede pública de saúde justamente por permitir aos profissionais da área anteciparem providências para evitar essa transmissão de doenças ou sequelas aos bebês, incluindo a deficiência intelectual, além de possibilitar o tratamento das próprias gestantes.

O procedimento que viabiliza os exames é muito simples. Com apenas uma picada no dedo da gestante são colhidas algumas gostas de sangue, armazenadas em papel filtro nas próprias unidades de saúde ou maternidades públicas do DF. Após a coleta, as amostras são transportadas para os laboratórios do IDB APAE, onde são realizados 14 exames capazes de identificar 10 diferentes tipos de doenças: AIDS, Sífilis, Chagas, Rubéola, Hepatite B, Hepatite C, Toxoplasmose, Citomegalovirose, HTLV e Hipotireoidismo.  Caso algum exame dê positivo, o IDB comunica a unidade de saúde correspondente e também a própria gestante, além de assessorá-la nas devidas providências de tratamento e prevenção.

O procedimento completo de diagnóstico e prevenção por meio do Teste da Mamãe envolve três etapas:

1º) Triagem Pré-natal: Amostras de sangue são coletadas em papel filtro nas unidades de saúde e encaminhadas para os laboratórios do IDB/APAE.

2ª) Exames Laboratoriais: por meio das amostras em papel filtro, são realizados 14 exames de detecção de 10 possíveis doenças nas gestantes. Caso algum resultado dê positivo, a gestante é comunicada e convocada para uma recoleta, para exames de confirmação do diagnóstico.

3ª) Acompanhamento: as gestantes que identificam alguma patologia são orientadas e acompanhadas pelo IDB durante o tratamento das doenças e prevenção contra dados ao bebê.  

A principal vantagem dos exames em amostras de papel filtro é a agilidade dos resultados em relação aos outros procedimentos de diagnóstico tradicionais. Além disso, muitas gestantes sequer desconfiam da possibilidade de algumas dessas doenças e não providenciam os exames, ou não possuem recursos suficientes para realizar tantos exames ao mesmo tempo utilizando os métodos tradicionais.

Desde a adoção do teste da mamãe na rede pública no Brasil, por meio de parceria com as APAEs, o número de casos de parto precoce ou aborto espontâneo reduziu, além dos casos de bebês protegidos mesmo quando as mães apresentavam algumas das enfermidades verificadas.

Atualmente, o IDB/APAE realiza os exames apenas para grávidas da rede pública, por meio da parceria com a Secretaria de Saúde do DF, envolvendo as mais de 170 unidades de saúde ou maternidades que atendem gestantes no Distrito Federal.  O Instituto fica localizado na Asa Norte, na SCRN 714/715, Bloco C, Loja 34. Fone: 3347-7722